quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Projeto: Bibliotecas públicas - Início !

Olá,





Fonte da imagem: albinoflores.com.br
Vou iniciar aqui no blog, o projeto bibliotecas públicas; como ira funcionar?! Vou pesquisar e trazer informações de bibliotecas de várias cidades e estados, com intuito de divulgar e trazer interesse a diversos leitores que talvez não tenham tanto conhecimento sobre essas bibliotecas e que passem a frequentar e utilizar mais essa grande ferramenta que tem disponível em sua cidade/estado.

Caso vocês tenham alguma cidade ou estado para indicar, que tenham preferencia que apareça por aqui, é só deixar nos comentários e assim que possível, faremos um post com as informações da biblioteca do local indicado.

Espero que gostem e que esse projeto possa ajuda-los de alguma forma; vamos para a 1ª biblioteca do projeto?!



A 1ª biblioteca pública do projeto é: 

Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.


Fonte da imagem: facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura


Um pouco sobre a biblioteca:


A Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 1854,  porem só foi inaugurada em 1855, quando o presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio. Com base na sua data de criação, é possível supor que seja uma das bibliotecas mais antigas do Brasil.
Operando no prédio atual desde 1979, a biblioteca conta, atualmente, com um acervo formado por títulos de diversas áreas do conhecimento, em suportes variados, além de uma coleção de periódicos e uma de obras raras. Sua missão consiste em manter, conservar e disponibilizar parte da memória cultural do Estado para a população catarinense e promover o hábito da leitura junto a ela.
Desde 1999, funciona como Depósito Legal através da Lei nº 11.074, de 11 de janeiro, que sacramenta a obrigatoriedade de editoras e escritores catarinenses de doar um exemplar de cada obra impressa para o seu acervo. 




  • Acervo


Fonte da imagem:  g1.globo.com/sc


O rico acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina é composto por mais de 115.000 volumes.

A Biblioteca disponibiliza aos usuários obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional, periódicos, materiais especiais voltados aos portadores de deficiência visual e o importante setor de obras raras e Santa Catarina, que contém exemplares dos séculos XVII, XVIII , XIX e XX. 
Excetuando-se as coleções de obras raras, o acesso ao acervo é livre.



  • Serviços

Consulta local - Consulta no próprio ambiente da Biblioteca, dispondo de mesas e cadeiras para estudo coletivo. Permite o acesso livre às estantes de livros.
   

Empréstimo domiciliar - Serviço oferecido aos usuários para pesquisa fora do ambiente da Biblioteca e com data prevista para devolução do material solicitado. O empréstimo domiciliar é facultado a toda comunidade mediante cadastro na Biblioteca.
Para se cadastrar o usuário precisa trazer documento de identidade, CPF, comprovante de residência (água, luz, telefone) e uma foto 2x2 ou 3x4. Menores de 16 anos precisam de autorização de pais ou responsável.
O usuário poderá emprestar até 2 livros de títulos diferentes, por um prazo de 15 dias, podendo ser renovado por mais 15 dias (com exceção de livros indicados para concursos, vestibulares e didáticos por razão de interesse coletivo).  A falta do compromisso de devolução poderá acarretar em multa por cada dia de atraso do livro.

Acesso gratuito a internet - O usuário tem acesso  gratuito à Internet, para pesquisas, digitação e envio de e-mails mediante prévio agendamento.  Além do acesso à Internet, outros serviços poderão ser utilizados pelos usuários, como: a editoração de textos (Word), planilha eletrônica (Excel), apresentação (PowerPoint) e impressão de textos. Outro recurso tecnológico disponibilizado para os leitores é acesso à internet sem fio, através de uma rede wireless.

Acesso ao catálogo on-line - O sistema de informação utilizado pela Biblioteca Pública é o Sábio - Sistema de Automação de Bibliotecas, onde está incluído todo o acervo bibliográfico da Biblioteca. O sistema permite a possibilidade de levantamentos por diversas chaves de recuperação (como autor, título, assunto). A Biblioteca possui computadores específicos para o acesso ao catálogo.





  • Setor de Literatura

Localizado no 2º andar da Biblioteca Pública, o setor possui em seu conjunto mais de 15 mil exemplares. No acervo estão disponíveis clássicos da literatura nacional e estrangeira, lançamentos e obras - em destaque - para os vestibulares das universidades catarinenses.
Todos os livros desse setor são passíveis de empréstimo domiciliar, reserva e renovação. A regra do serviço de empréstimo se iguala em todos os setores da BPSC: quatro obras, por um período de 15 dias (exceção: apenas um livro da coleção do vestibular pode ser retirado por vez).










  • Setor de Obras Gerais

Esse setor oferece atendimento ao usuário, orientações para estudos, pesquisas e consulta ao acervo.

Localizado no 1º piso, é considerado o setor de maior movimento da Biblioteca. Ali são realizadas as pesquisas escolares com enciclopédias, dicionários e anuários (coleção de referência).

O acervo é composto de enciclopédias, dicionários e didáticos, bem como material de referência e acervo geral.












  • Setor de Periódicos

Localizado no 2º piso este setor oferece aos usuários da biblioteca sua coleção de periódicos com circulação estadual, regional e nacional.

Além do serviço de leitura e consulta cotidianas, o setor de periódicos oferece a possibilidade de reproduzir notícias e informações constantes nos quatro maiores jornais catarinenses e veiculadas nos últimos três anos.

Disponibilizamos, atualizados para o público, os seguintes periódicos:

Jornais Estaduais:
Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina e Jornal Notícias do Dia.

Jornais Regionais:
Gazeta do Povo, Zero Hora

Jornais Nacionais:
Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo e Jornal do Brasil.

Revistas:
Isto É, Isto É Dinheiro, Veja, Exame, Planeta, Terra, Info Exame, National Geographic, Galileu, Globo Rural e Nova Escola.







  • Setor Braille

O Setor Braille oferece atendimento qualificado aos portadores de deficiência visual. Seu acervo é constituído de aproximadamente 4 mil volumes, entre livros de literatura, técnicos e didáticos que se encontram à disposição para consulta e empréstimo. Possui livros falados (gravados em fitas cassete), livros em braille (impressos no Sistema Braille) e abrange assuntos variados. Disponibiliza computadores com os softwares Jaws, Dosvox e Virtual Vision, que possibilita o uso da Internet e de programas diversos aos deficientes visuais. O Setor Braille funciona no 2º andar da BPSC.

Serviços oferecidos:
Consulta local; empréstimo domiciliar e acesso à Internet.

Acervo:
Livros em Braille (Infantis, Didáticos, Técnicos, Literatura, Dicionários, Revistas e Jornais).
Livros falados em fitas cassete (literatura em geral e catarinense)
Livros falados em CDs (Revista Veja, literatura, Bíblia, e coleção completa do Trigueirinho).

Recursos disponíveis:
Computadores; máquinas de escrever em Braille; regletes; punções; sorobás e leitores de tela (Jaws, Dosvox e Virtual Vision).







  • Divisão Infantojuvenil

Localizada no andar térreo da BPSC, possui um acervo de literatura infantil e infantojuvenil que inclui clássicos da literatura brasileira e internacional, e oferece os serviços de consulta bibliográfica orientada e empréstimo domiciliar. Além disso, possui Gibiteca, com variados títulos de histórias em quadrinhos.

Em parceria com o Projeto "Biblioteca Pública: leituras, contos e fantasias", desenvolvido pelo DBI/Udesc, oferece atividades culturais e educacionais, como contação de histórias, projeções de filmes e espetacúlos teatrais para o público infantil e infantojuvenil.








  • Setor de Santa Catarina

O Setor de Documentação de Santa Catarina localiza-se no terceiro andar da BPSC. Tem como objetivo resgatar, guardar e preservar, além de disponibilizar à comunidade de qualquer faixa etária e nível cultural uma das mais valiosas coleções referentes à memória catarinense.

O acervo abrange todas as áreas do conhecimento, sendo constituído por documentos escritos sobre Santa Catarina e/ou editados no Estado. A Seção de Jornais Catarinenses estabelece o registro, organização e guarda dos jornais catarinenses.

O exemplar original mais antigo da coleção data de 1850 - é o exemplar nº 1 do jornal “Desterrense”, “O Novo Íris”. A Biblioteca possui ainda uma coleção de microfilmes onde aparecem exemplares que se iniciam com o “Catharinense”, fundado em 1831 por Jerônimo Coelho. O setor oferece Pesquisa Bibliográfica, mas os materiais não são suscetíveis de empréstimo domiciliar, só podem ser pesquisados no próprio setor, fotografados e/ou filmados sem uso do flash.







  • Setor de Obras Raras

Este setor tem por finalidade organizar e conservar de maneira apropriada os materiais raros, antigos e acervos notórios. Seu acervo é fechado, sendo a retirada dos livros das estantes feita somente por funcionários especializados da biblioteca, portanto as consultas aos materiais são permitidas somente naquele recinto.

Localizado no 3º andar da BPSC, abriga obras produzidas entre os Séculos XVII e XX. Guarda preciosidades como, por exemplo, o Repertório das Orientações e Leis do Reino de Portugal datado de 1643 e o primeiro jornal catarinense datado de 1850.

Devido às características do acervo, não existe o empréstimo domiciliar. Para reprodução do material é vetado o uso de fotocópias, sendo possível a utilização de fotografia digital, sem uso de flash.









Horário de Funcionamento:
A Biblioteca abre das 8h às 19h15min, de segunda a sexta-feira.
Aos sábados o atendimento ao público é feito das 8h às 11h45min.

Endereço:
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro
88010-301 - Florianópolis - SC
Fone: (48) 3665-6420 – Secretaria (atendimento de seg. a sexta-feira, das 13h às 19h
          (48) 3665-6422 – Recepção (de seg. a sexta-feira, das 8h às 19h /sábado, das 8h às 11h45min)

e-mail: biblio@fcc.sc.gov.br









Espero que tenham gostado, até a próxima!
























Obs: Fonte dos dados da biblioteca no site:
http://www.fcc.sc.gov.br/bibliotecapublica

Um comentário:

  1. Adorei esse projeto.
    É sempre um incentivo ter bibliotecas, ainda mais públicas. Afinal, sempre muito complicado ter acesso aos livros, ainda mais quando são caros e as pessoas não têm condições.
    Parabéns pela postagem. Amei seu blog demais :D
    Bastante organizado e com conteúdo
    Visite-nos, se gostar, quiser e for seguir, pode nos avisar. Seguimos de volta :D
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir