Série Vaga-lume

Este espaço é destinado a resenhas, comentários, citações entre outros, sobre a série Vaga-lume. Acompanhe conosco:



Resenha:
"O outro lado da ilha - José Maviael Monteiro."




A historia envolve Cirilo, Robson, Débora, Ivan, Lia, Leda e o cachorrinho Ralfe em uma Ilha onde foram passar uns dias, pensando que naquele lugar lindo e tranqüilo conhecido como Ilha de Cacaia seria apenas descanso... Mas aconteceu muito mais do que eles imaginavam. 










Um livro com linguagem simples e de poucas paginas, possui conteúdo muito construtivo, pois contém fatos verídicos que ensinam um pouco sobre algo que muita das vezes nem temos ideia.
É uma boa opção para quem está começando a se aventurar no mundo da leitura e recomendado para todas as idades. O autor José Maviael Monteiro neste livro te faz utilizar a imaginação nesta historia onde te cativa desde a primeira pagina até o final. 




Fixa técnica
Nome do autor: José Maviael Monteiro.
Título da obra: O outro lado da ilha.
Nome da editora: Ática.
Publicação: 1990 - 3ª Edição.
Numero de paginas: 94.
Preço: O preço pode variar, dependendo da loja/livraria.
ISBN: 85-08-02167-4













Espero que gostem,
Beijinhos :-) Até o próximo post.




______________________________________________________________________________________________________

Resenha:
"Um gnomo na minha horta - Wilson Rocha."




João Filipe é um garoto de doze anos, que esta viajando da Holanda - casa da sua tia - de volta para o Brasil e neste retorno ele leva um novo amigo, que fará toda a diferença em sua vida e na vida de seus familiares. João Filipe sabe o quanto é arriscado se alguém souber da existência desse amigo e por isso, usa toda a sua imaginação e disciplina, para manter tudo em segredo.

Essa é uma historia de fantasia, imaginação, amizade e aventura. João Filipe, Casca de Bétula, Patricia e muitos outros personagens dessa historia vão te fazer viajar e sonhar.   

O escritor abordou diversos temas educativos e conseguiu encaixar esses temas, ensinando e explicando de forma interessante e que não sai do foco da historia.





"(...) é pegarem a historia dele, usarem e dizerem que é de outro.
É um roubo! tem pessoas que fazem isso com uma historia inteirinha, que não é delas. Copiam toda! Outras disfarçam, pegam só um pedaço. Ou a ideia."


A escrita é leve e de ótimo entendimento, li em dois dias, porque dei uma pausa na leitura, mas é facilmente lido em apenas um dia, ou algumas horas.
No livro também existe referencia de diversas cidades, dentre elas o Rio de Janeiro.


"Era a baía de Guanabara, e uma boa parte da cidade do Rio de Janeiro, vistas de cima. Como se a gente estivesse a bordo de um avião, quase pousando no aeroporto lá embaixo.
Ficávamos horas, em silêncio, ouvindo só o canto dos passarinhos, ás vezes o latido de um cão, o canto de um galo, ou o grito de uma criança. No mais, era o vento soprando as folhas e o rangido das árvores." 


Acredito que o livro seja melhor indicado, para crianças/adolescentes, mas nada impede que qualquer um possa ler. Eu não tinha lido este ainda e embora não seja mais criança ou adolescente, deixei a minha criança interior viver a historia junto com o João Filipe.





Citações do livro: Um gnomo na minha horta (Wilson Rocha)











"Fama, sucesso e talento, nem sempre andam juntos.

Nem sempre a qualidade do que se faz é que conduz até ele. 
As vezes se trabalha muito, é criativo, tem talento... mas não é famoso e nem conseguiu sucesso."



"Por isso passei a gostar de ler livros: a gente sempre aprende palavras novas, juntando-as como se junta um tesouro."



" É pena que as crianças brasileiras de hoje não conheçam tantas historias, para se divertir e aprender com os bons autores, e pegar os falsos pelo pé. É porque não leem muito, e pior: não sabem o prazer que isso representa."



"Eu dei uma olhada num livro que seu pai tem na estante de um tal Euclides da Cunha, e lá há uma frase muito interessante: Ou progredimos, ou desaparecemos. Ele falava do Brasil, mas esse deveria ser um lema de todos os povos. E o progresso começa pela educação e pela cultura. Em resumo: Livros!"



"O computador também ajuda a escrever mais rápido e com maior limpeza, só que muitas vezes facilita os furtos de idéias alheias."



Livros citados no livro Um gnomo na minha horta (Wilson Rocha).
- Os três mosqueteiros, Alice no país das maravilhas, O vento levou, Romeu e Julieta, O canto dos Nibelungos, Cazuza, Reinações de Narizinho, O pica-pau amarelo, Dom Quixote, Crime e castigo e Guerra e paz.




"Com o passar dos dias, eu descobri que, olhando lá de fora, era mais fácil entender e gostar do Brasil. E, talvez, descobrir mil maneiras de ajudá-lo. Ali, naquelas terras as vezes frias, e em muitos pontos tão diferentes da nossa, eu me sentia bem brasileiro, e sentia orgulho disso."
.





Fixa técnica
Nome do autor: Wilson Rocha.
Título da obra: Um Gnomo na minha horta.
Nome da editora: Ática.
Publicação: 1995 - 3ª Edição.
Numero de paginas: 120.
Preço: O preço pode variar, dependendo da loja/livraria.
ISBN: 85-08-04308-2









Espero que tenham gostado,
Até Breve!!!






















______________________________________________________________________________________________________



Office-Boy em Apuros       Autor: Bosco Brasil
Personagens envolvidos Edmundo conhecido como Ed Ondas, Plínio, Doutor Ignácio, Maria Izabel, Maria Paula, Eugênio, Cosme. E muitos outros personagens ao decorrer da historia serão descobertos. Edmundo é um Office-Boy de apenas 14 anos onde a sua vida é muito mais do que seria uma vida de um pré-adolescente. Mora com o pai que foi abandonado pela Mulher e ainda é perseguido pelo supervisor o Plínio. Mas a historia não fica por ai tem muita coisa a ser descoberta ao folhear as paginas.
Uma historia que por incrível que pareça muito original, pois são fatos que ocorrem no nosso mundo. Não é triste e muito menos decepcionante. Mas uma historia onde abrange os dois mundos o real e o imaginário. Muito gostoso ler este livro. Recomendo para adolescentes e adultos. Para crianças recomendo livros de linguagens mais simples.
“Com a minha voz clamei ao Senhor: levantei a minha voz a Deus, e Ele me atendeu” Frase dita no livro pelo Personagem João Jó.

2 comentários:

  1. Boa Noite!!!

    Para quem é amante de Livros e que não conhece a Serie Vaga-Lume recomendo, vale as horas ou dias lendo os livros desta Serie são meigos e educativos. Leio desde Menina estes Livros e cada um tem historias cativantes... Simplesmente muito bons. Raquel Aline. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel por comentar em nosso blog e a serie vaga-lume é ótima!!!
      E você sera uma grande colaboradora para divulgarmos esses livros tão bons, que hoje em dia, quase não são lidos!
      Conto com você!!!

      Excluir