quinta-feira, 28 de novembro de 2013

[TAG] Minhas metas literárias para 2014

Resolvi organizar a minha estante no Skoob e percebi que de 81 livros que tenho, li apenas 62 e muitos desses lidos nem tenho na estante, são livros que emprestei de bibliotecas/amigos, então resolvi fazer uma meta, que é ler livros que tenho antes de comprar qualquer outro, claro que a vontade imensa de comprar insiste ainda mais quando vejo qualquer promoção, principalmente essas que as lojas Americanas e a Submarino estão fazendo e eu querendo vários.

A meta já iniciou esse ano, quero completar 12 livros lidos no ano de 2013, eu já li 8 e ainda faltam 4 livros, um já estou lendo, então basicamente restam 3 livros e meio para completar a minha meta 2013, será que consigo?!


E para 2014, vou escolher 12 livros que tenho na estante e nunca li e tentar dar a chance para esses livros, mesmo aqueles que eu abandonei por algum motivo, então vamos a lista?!



Para 2014:

O 1º livro que quero muito ler, é um livro que minha irmã e minha mãe falam muito bem, já lerem e gostam muito e eu nunca tive vontade de lê-lo, então quero aproveitar a meta e ler esse livro.


Senhora - José de Alencar
Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela. A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormiram em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois. 




O 2º livro da minha meta é um livro também muito querido pela minha irmã e quero aproveitar que tenho em minha estante para lê-lo e quem sabe também vira um de meus preferidos!


Amor de perdição - Camilo Castelo Branco
Simão Botelho e Teresa de Albuquerque pertencem a famílias distintas, que se odeiam. Moradores de casas vizinhas, em Viseu, acabam por se apaixonar e manter um namoro silencioso através das janelas próximas. Ambas as famílias, desconfiadas, fazem de tudo para combater a união amorosa. Tadeu de Albuquerque (o pai de Teresa), após recorrentes tentativas de casar sua filha a um primo acaba por interná-la num convento.
Após luta travada com os criados do primo de Teresa, Simão Botelho permanece na casa de um ferreiro devedor de favores ao seu pai. A filha do ferreiro, Mariana, acaba também por se apaixonar por Simão, constituindo um triângulo amoroso. Teresa e Simão mantêm contato por cartas. Este, numa tentativa de resgatar Teresa do convento, acaba por balear o primo de Teresa, Baltasar, e é condenado à forca. Mais tarde, as influências de seu pai, antigo corregedor, irão mudar a pena para dez anos de degredo na Índia. Ao embarcar, vê Teresa, que morre tuberculosa. Nove dias depois, doente, Simão acaba por morrer também, e no momento em que vão lançar o corpo ao mar, Mariana, filha do ferreiro, lança-se também.


O 3º livro é um livro que foi adaptado para filme, gostei do filme, embora seja triste, mas queria muito ler o livro, acabei comprando, iniciei a leitura e acabei abandonando, quero retomar a leitura e ir até o fim.

 P.S. Eu Te Amo - Cecelia Ahern

Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.












O 4º livro é um livro que ouvi dizerem muito bem, em vários videos no youtube, fiquei doida para comprar e ler, comprei, comecei a ler, não aguentei e assisti ao filme, me decepcionei, pois não imaginava que o final seria daquele jeito e por fim, abandonei o livro, quero lê-lo mesmo que o final não seja o que espero, afinal, comprei e quero poder ter convicção para dizer se gosto ou não do livro.

Um Dia - Vinte anos, duas pessoas, um dia. - David Nicholls

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.




O 5º livro é:



 Um chapéu para viagem - Zélia Gattai.

Em Um chapéu para viagem, lançado originalmente em 1982, Zélia Gattai - sempre interessada nos vestígios da memória - relata sua longa viagem sentimental como mulher e testemunha fiel do marido célebre, Jorge Amado. 
Juntos, atravessam os anos do Estado Novo e os perigos da política. Foi em plena militância, em uma reunião do Comitê pela Anistia, que Jorge viu sua futura esposa pela primeira vez. Este e outros episódios do início da relação que duraria mais de cinquenta anos são narrados por Zélia com a prosa envolvente e despretensiosa de sempre.










O 6º livro é:


Contos de Fadas - De Perrault, Grimm, Andersen e outros.

Este pequeno livro reúne todas as mais famosas histórias infantis de Grimm, Perrault e Andersen, entre outros, em suas versões originais, sem adaptações.

Chapeuzinho vermelho, O gato de botas, A bela e a fera, o pequeno polegar, a bela adormecida, João e Maria, O patinho feio, João e o pé de feijão entre outros clássicos.









O 7º livro é:

Princesa Mia - Meg Cabot. 

Princesa Mia é o nono volume da série O diário da Princesa.














O 8º livro é:

Princesa para sempre - Meg Cabot.

Princesa para sempre é o décimo volume da série O diário da Princesa.














O 9º livro é:



 A cada das sete mulheres - Leticia Wierzechowski.



Mostra a guerra dos farrapos, ou revolução farroupilha (1835-1845) a mais longa guerra civil do continente, e suas consequências sobre o destino de homens e mulheres. O líder do movimento, general Bento Gonçalves da Silva, isolou as mulheres da sua família em uma estancia afastada das áreas em conflito com o proposito de protege-las. A guerra começou a se prolongar e a vida daquelas mulheres transformou-se para sempre. 







O 10º livro é:


Alice - Lewis Carroll


Lewis Carroll conta a história de uma menina chamada Alice, que se encontra sentada ao lado de sua irmã, a qual está atenta na leitura de um livro, enquanto Alice perde a paciência de estar ali ao lado somente fazendo companhia. Resolve então esticar seus olhos querendo mergulhar também naquela leitura. Nessa impaciência, resolve fazer um colar de flores, desviando seu olhar para o campo florido. Naquele exato momento, ao correr em direção às margaridas, ela percebe que um coelho branco corre ao seu lado. Nada demais ela viu naquilo, mas algo lhe chamou a atenção: o coelho retira do próprio bolso um relógio. Este fato a intrigou, fazendo com que ela corresse atrás dele para ver até onde ele iria, mas, no afã de alcançar o rápido animalzinho, de repente, ela se vê caindo dentro da toca dele: a porta para o “País das Maravilhas”. Começou a cair no profundo buraco até chegar ao fundo. Lá encontra várias portas e uma chave que  abriria apenas uma delas. Ela recebe um  líquido para beber que a faz reduzir de tamanho. Já reduzida, passa pela porta e encontra um jardim. O que ela nem imaginava era que entrara em outro mundo. Um mundo incrível onde os animais podiam falar. Falava com rosas e outras formas animadas. Ali conheceu uma lagarta conselheira; um exército de cartas, contra o qual teria que combater; o gato alegre, sempre a sorrir, que aparecia e desaparecia; e o chapeleiro maluco. Ao regressar ao tamanho natural e retornar à superfície, depois de viver verdadeiras aventuras naquele mundo imaginário, na companhia daqueles personagens, é que Alice se dá conta que tudo não passara de um sonho e que estava de volta à realidade, acordando daquela viagem onírica maravilhosa.

O 11º livro é:


 Os três mosqueteiros - Alexandre Dumas.

Num ritmo acelerado, os corajosos mosqueteiros - que na verdade são quatro: Athos, Porthos, Aramis e d'Artagnan - envolvem-se em numerosos combates, tragicos casos de amor, ódios insuperaveis e perigosas intrigas politicas da Europa do século XVII.











O 12º livro:

Dom Casmurro - Machado de Assis 


Publicado pela primeira vez em 1899, "Dom Casmurro" é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu.















Bom, estes são os livros escolhidos que tenho em minha estante e nunca li, claro que irei ler outros livros, sem ser esses da meta, mas esses pretendo cumprir com a leitura.

Continuem acompanhando esse meu objetivo e contem ai, fizeram alguma meta para esse ano de 2014? pode ser metas literárias ou não. E ai, já começaram a correr atras para cumpri-las?

Até breve!







Nenhum comentário:

Postar um comentário